Nova estratégia pretende reduzir processos contra a companhia. Consumidores têm entrado na Justiça argumentando que a companhia também é responsável quanto um terceiro vende produtos defeituosos em seu site. Centro de distribuição da Amazon em Staten Island, em Nova York, nos EUA, em 25 de novembro de 2020
Brendan McDermid/Reuters
A Amazon.com anunciou nesta terça-feira (10) que vai reembolsar os clientes que sofreram prejuízos com produtos defeituosos vendidos em seu marketplace nos Estados Unidos. A nova estratégia pretende reduzir os processos contra a companhia.
Por anos, consumidores têm processado a Amazon, argumentando que a companhia também é responsável quanto um terceiro vende produtos defeituosos em seu site. Uma norte-americana no Estado da Pensilvânia, por exemplo, conseguiu em 2016 responsabilizar a companhia por uma guia retrátil de cachorro que a deixou cega de um olho.
A Amazon, porém, segue afirmando que os vendedores do marketplace é que são responsáveis e a maior parte dos tribunais dos EUA tem decidido a favor da empresa.
A partir de 1º de setembro, a Amazon vai reembolsar reclamações válidas envolvendo produtos de até US$ 1.000, que representam mais de 80% dos casos de problemas em sua plataforma.
A empresa também anunciou o Amazon Insurance Accelerator, uma rede de seguradoras que os vendedores de sua plataforma podem optar por usar, e uma nova política que exige que mais vendedores obtenham um seguro de responsabilidade. A Amazon por si só não está oferecendo o seguro, afirmou a companhia.
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Fonte: G1 Mundo