Grupo jihadista começa a se aproximar de Mazar-i-Sharif, a maior cidade do norte do país. Ofensiva começou em maio, após os EUA e tropas aliadas anunciarem a saída do Afeganistão após 20 anos. Combatentes do Talibã são vistos dentro da cidade de Farah, capital da província de Farah, a sudoeste de Cabul, em 10 de agosto de 2021, no Afeganistão
Mohammad Asif Khan/AP
O Talibã assumiu nesta terça-feira (10) o controle de mais uma capital de província no Afeganistão, a sétima em cinco dias, ampliando seu domínio territorial no país e forçando milhares de civis a fugir.
O grupo jihadista tomou a cidade de Farah, no oeste, e começou a se aproximar de Mazar-i-Sharif, a maior cidade do norte do Afeganistão (veja mais abaixo).
VEJA TAMBÉM:
Complexo da ONU é atacado na 3ª maior cidade do Afeganistão
Foguetes são lançados perto do palácio presidencial afegão
Fotógrafo ganhador do Pulitzer é morto durante confrontos no país
A ofensiva começou em maio, após os Estados Unidos e tropas aliadas anunciarem que deixariam o país 20 anos após o atentado do 11 de Setembro.
Os talibãs já dominam 5 das 9 capitais provinciais do norte e 7 das 34 capitais do país:
Sexta (6): Zaranj, capital da província de Nimroz, na fronteira com o Irã;
Sábado (7): Sibargan
Domingo (8): Kunduz, ponto estratégico entre Cabul e o Tadjiquistão, além de Taloqan e Sar-e-Pul
Segunda (9): Aibak
Talibã domina 65% do Afeganistão
A tomada de Kunduz, a segunda maior cidade do norte do Afeganistão, com 300 mil habitantes, é o principal sucesso militar dos talibãs desde o início da ofensiva, em maio.
Uma autoridade da União Europeia disse à agência de notícias Reuters que o Talibã já controla 65% do país.
Criança de família que fugiu da violência no norte do Afeganistão dorme em parque de Cabul em 10 de agosto de 2021
Reuters
Shahla Abubar, vereadora de Farah, afirmou à agência de notícias France Presse que o Talibã tomou a cidade “após um breve combate contra as forças de segurança”.
“Tomaram o gabinete do governador e a sede da polícia. As forças de segurança se retiraram para uma base militar”, disse Abubar.
Importância de Mazar-i-Sharif
Cidade histórica e centro comercial, Mazar-i-Sharif é o pilar sobre o qual o governo afegão sempre se apoiou para controlar o norte do país, uma zona habitualmente contrária aos talibãs.
Foi na região que o Talibã encontrou a resistência mais intensa durante sua ascensão ao poder, nos anos 90, e durante seu regime, entre 96 e 2001, quando governaram o país adotando uma versão extremamente rigorosa da lei islâmica.
O grupo também atacou bairros da periferia de Mazar-i-Sharif nesta nesta madrugada e iniciaram ofensivas em outras duas capitais do norte: Pul-e-Khomri e Faizabad.
O Ministério da Defesa afegão diz que os talibãs foram repelidos nas três cidades.
Fonte: G1 Mundo